Novas regras para salões de cabeleireiros

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Novas regras para salões

Regras locais para funcionamento de cabeleireiros devem prevalecer sobre o decreto n. 10.344, editado pelo presidente.

De acordo com a Constituição, a União, Estados e Municípios podem legislar sobre a Saúde, cabendo a União estabelecer regras gerais e aos Estados e municípios definir detalhes no combate à COVID-19 – segundo o STF.

ATITUDES QUE DEVEM SER TOMADAS PELO SALÃO DE BELEZA

Os requisitos de segurança devem ser observados para evitar ações indenizatórias de clientes em face de uma possível ausência de precaução necessária que o momento exige. São elas:

  • Utilização de luvas
  • Utilização de máscara
  • Álcool Gel – visível e suficiente para o consumo dos clientes
  • Explicar todos os procedimentos com antecedência
  • Evitar conversas enquanto o corte ou procedimento é executado
  • Roupas adequadas (jaleco e mangas longas) no momento da execução do serviço
  • Afastar-se com a distância recomendada pela OMS de 1 a 2 metros
  • Desinfetar tudo a cada troca de cliente
  • Limitar o acesso de clientes ao seu estabelecimento

O ideal, segundo regras de restrição ao contato social, é ocupação máxima de uma pessoa a cada 30 minutos, obedecendo as regras de higiene para pessoas e para o local.

Uma dica para evitar aglomeração e garantir a continuidade da relação cliente x salão é oferecer pelas redes sociais e WhatsApp uma promoção com venda online de um voucher para utilizar os serviços oferecidos pelo salão a partir de trinta dias da compra.

Dicas de Gestão para Salões de Beleza

(fonte: Sebrae)

1 – Evitar demitir colaboradores para não perder pessoas já preparadas e não ter custos com demissão;

2 – Adiantar férias quando for possível;

3 – Investir em capacitação remota para os colaboradores (e parceiros que quiserem participar). As capacitações podem ser feitas de formas simples, como por exemplo a indicação de um vídeo no YouTube, seguido de um debate online.

4 – Organizar o banco de dados de clientes (preferencialmente informatizado) e classificar segundo critérios que atendam melhor suas necessidades;

5 – Organize os controles financeiros: custos fixos e variáveis, adaptando à redução temporária da demanda. Veja o que pode ser reduzido: plano de internet, plano de telefone, consumo de energia elétrica, consumo de água, consumo de insumos cosméticos e outros insumos para atendimento;

6 – Pré-vendas de serviços a preço promocional, por exemplo: compre agora um pacote com 3 cortes de cabelo, pague por 2 e agende quando quiser.

7 – Vendas de kits de produtos de beleza: veja em seu estoque de vendas produtos com data de validade mais próxima e divulgue a venda de kits em suas redes sociais a um preço promocional. Isso evita perda de insumos e mantem o contato de seus clientes com o seu negócio.

8 – Realizar você mesmo pequenas reformas e ajustes, aproveitando dias que o estabelecimento estiver fechado. Uma nova cor na parede, por exemplo, é simples de fazer, barato e revigora o ambiente.

9 – Intensificar o uso dos canais digitais: TikTok, Instagram, WhattsApp,Facebook e outras plataformas e aplicativos de venda;

10 – Intensificar (ou adotar) o uso dos meios eletrônicos de pagamento;

11 – Manter o contato com os clientes aquecido enviando: dicas de beleza, ofertas de produtos, curadoria de influencers interessantes para seguir;

12 – Promover a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos;

13 – Aumentar o engajamento de clientes e colaboradores, é tempo de novas tecnologias.

Créditos: Christiane Gailland

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